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O HOMEM DO POTE

CONTO                                                                              Eusébio Djú Ao Homem do Pote. À Odete Costa Semedo   . Era nas aulas de seminários de leitura literária, do oitavo trimestre, do curso de licenciatura em letras língua Portuguesa. Um dia desse, tive que ler e explicar um conto. Estando sentado sem dar conta qual seria o conto do dia. Desatento que me parecia estar durante essa aula. Surpreendentemente, me foi apresentado um conto “A Lebre, O Lobo, O Menino e o Homem do Pote”. Trazendo para mim uma história conhecida por mim o leitor dos contos da Guiné-Bissau. Portanto, me lembrava das histórias que me contavam durante a minha infância. Na beira do lume me dava prazer de não acabar nenhuma as que eles narravam para mim. De um lado, escutava dec...

ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO MÉDIO)

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS CURSO DE LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO MÉDIO) O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO SOBRE O TEXTO E INTERTEXTRUALIDADE EUSÉBIO DJÚ E JOÃO FERNANDO CÁ REDENÇÃO/CEARÁ, 2017  SEMESTRE 2017.1   EUSÉBIO DJÚ E JOÃO FERNANDO CÁ O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO SOBRE O TEXTO E INTERTEXTRUALIDADE Projeto de atuação na escola atende uma exigência do componente curricular estágio de regência em língua portuguesa (ensino médio) apresentado como requisito parcial de avaliação do componente curricular ministrado pela Profa. Dra. Camila Maria Marques Peixoto.  REDENÇÃO/CEARÁ, 2017 SEMESTRE 2017.1 APRESENTAÇÃO O hodierno plano de atuação do estágio de reg...

MEMORIAL DE APRENDIZAGEM

Eusébio Djú 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho visa relatar as aulas que foram orientadas pelo Professor doutor Evaldo Ribeiro Oliveira na disciplina organização da educação básica nos países da integração , bem como os seminários que foram apresentados pelos alunos matriculados nesta disciplina. Mas também, o trabalho focaliza nas circunstâncias que ocasionaram a aprendizagem sobre os temas de aulas e seminários. As discussões que foram proporcionadas em torno do assunto de cada uma das aulas. Sobre o trabalho, buscarei evidenciar algumas perspectivas básicas sobre a aprendizagem em cumprimento do critério da avaliação do memorial, tais como: os conhecimentos, as concepções, as crenças e as leituras prévias dos conteúdos, as noções ou conhecimentos tratados pelos textos e em aulas da disciplina e a própria prática investigativa também, predominantemente, narrativos, reflexivos e interpretativos. Ainda, levarei em conta ao processo contínuo e dinâmico através do qual foram...