OLHARES E IDENTIDADES NA POÉTICA DE ODETE SEMEDO


                                                                                                              Eusébio Djú
                                                                           Orientadora: Profa. Dra. Luana Antunes Costa

RESUMO
O trabalho em questão participa do projeto guarda-chuva intitulado "Estéticas do corpo feminino nas Literaturas em Língua Portuguesa”, proposta pela Profa. Dra. Luana Antunes Costa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CE). Destacando as representações da mulher escritora como sujeito intelectual, na perspectiva fundamentada por Edward Said (2001), pretende-se destacar, em um primeiro momento, o papel da autora guineense Maria Odete da Costa Semedo (1959 -), mais conhecida na cena literária como Odete Semedo, como intelectual na Guiné Bissau e no exterior, além de sua contribuição para a construção de um olhar crítico sobre os campos sócio-cultural e político de seu país. Em segundo momento da pesquisa, analisaremos a obra poética de sua autoria, “No fundo do canto” (2003), buscando identificar as representações do corpo da nação Guiné Bissau e os contornos das representações sobre o feminino. Em “No fundo do canto” (2003), percebemos um tom auto-reflexivo, a construção de um discurso poético voltado à memória da autora e a de seu povo, fazendo emergir, no texto, traços identitários da sociedade guineense. Desse modo, Semedo assume a posição de uma mensageira a partir de uma análise metafórica do poder hegemônico vigente no país. Percebemos, inicialmente, a construção do que identificamos ser um olhar épico-lírico sobre o caos e a desgovernança do país. Do passado ao presente do discurso, o eu-lírico realiza um mergulho nos acontecimentos trágicos da guerra que assolou a Guiné-Bissau de 1998 a 1999. Desse modo, como forma de dessilenciamento da escrita e das práxis da mulher guineense, esse trabalho também se justifica pelo empenho, da parte de nosso olhar crítico, em analisar dados históricos da sociedade guineense, direcionando-se, assim, a construção efetiva de um olhar voltado ao futuro. 

Palavras-Chave: Odete Semedo. Identidade. Guiné-Bissau. Olhares. Poemas.





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